Disfonia - perda da voz

Quando uma rouquidão persiste por dias, ela exige excessiva contração da musculatura da fonação, causando desenvolvimento de nódulos, pólipos, calos vocais, perda da voz, da audição e até a um câncer.

O mal uso vocal agride as cordas vocais e a alteração da respiração, geralmente com elevação do tórax durante a respiração ocasiona inspirações curtas e insuficientes. São várias as causas que levam à disfonia.

As principais são: fumo, sinusite, alcoolismo, infecções respiratórias, problemas com a tireóide, refluxo gástrico e até problemas emocionais. A disfonia pode ser provocada também inconscientemente pelo abuso vocal. Se estivermos num local barulhento, sentimos a necessidade de falar mais alto. Isso gera um esforço maior da laringe. Segurar o telefone com o ombro, também impede a passagem correta do ar e neste caso, só trará prejuízos à voz se for um hábito contínuo.

Cuidados para se ter uma boa voz e evitar a disfonia:
· Boa saúde geral;
· Ausência de problemas psicológicos relevantes;
· Observar o fato que certas atividades profissionais requerem qualidades vocais mais desenvolvidas e até mesmo aperfeiçoadas pelo treinamento.
· Lembre-se que tudo que você respira passa por seu instrumento de trabalho!
· Cuide de sua saúde, é bom descansar, ser feliz;
· Fale ou cante somente no seu tom, na sua área de conforto;
· Evite esforço físico;
· Durma bem, as horas necessárias;
· Evite tossir, espirrar sonorizando, gritar, gargalhar exageradamente, limpar a garganta pigarreando, fumar, tudo que agride as cordas vocais;
· Evite falar ou cantar competindo com ruídos, músicas ambientais, barulhos em sala de aula, instrumentos em volume muito alto;
· Evite álcool ou drogas;
· Quando necessário veja um fonoaudiólogo que poderá particularizar o seu tratamento e cuidados.



|